Clique aqui para ver o slideshow  

OBSERVAÇÃO DE AVES

 

A Fazenda Boca da Onça é um excelente local para observação de aves: Já foram avistadas e registradas 202 espécies de aves, o que atesta o grande potencial da área. 

A atividade pode ser feita nas áreas comuns da recepção, nas trilhas turísticas que revelam a beleza das cachoeiras e as aves associadas à Floresta Semidecidual Aluvial, bem como nas demais áreas de Florestas Estacionais Deciduais e de Savana Florestada e Arborizada que existe na propriedade, beira de açudes e pastagens associadas.

 

PROGRAMAS:


MANHÃ:  Trilha Ecológica do Rio Salobra 


06h30Chegada ao receptivo, seguido de café da manhã e preparativos para a atividade.

07h00 Saída no veiculo de apoio para a base do Cânion do Rio Salobra - Trilha Ecológica do Rio Salobra. Durante o caminho você terá oportunidade de observar aves de campo como seriemas, emas, gavião-da-cauda-branca, arara-vermelha, pica-pau-do-campo, rapazinho-do-chaco, tucano-toco, arapaçu-do-cerrado e outras que vivem neste ambiente. Ao chegar na mata semidecidual poderá observar diversas espécies florestais como choca-do-planalto, saíra-do-papo-preto, arapaçu-verde, pica-pau-velho, araçari-do-bico-castanho, tiriba-fogo.


Sua caminhada terá Início na mata ciliar do rio Salobra, cuja vegetação bem conservada permite observar espécies como soldadinho, uirapuru-laranja, fura-barreira, jacutinga, martim-pescador-anão, anu-coroca, guaxe, jaó, surucuá-da-barriga-vermelha, udu-de-coroa-azul, estalador, arapaçu-grand., O tempo de observação será de três a quatro horas pelos 1.500 metros da trilha que levam até a cachoeira Boca da Onça. Lá é um ótimo lugar para avistar o urubu-rei, que habita os penhascos do Cânion do Rio Salobra.


10h30Parada para lanche na cachoeira Boca da Onça. Neste ponto pode-se optar por continuar a caminhada por mais 1000 metros ou retornar pela Escada do Paredão do cânion (866 degraus) finalizando o percurso no estacionamento do rapel e tendo a oportunidade de ver a vista do cânion da plataforma do rapel.


11h30 Retorno ao receptivo para almoço, descanso nas redes, banho de piscina e observar pássaros-pretos, beija-flor tesoura, curicacas, urubus-de-cabeça-vermelha entre outras espécies que freqüentam a sede da fazenda.

 

TARDE:  Trilha Caminhos do Cerrado


15h00 – Partida no veiculo de apoio rumo ao cerrado. Trajeto de 15 km com paradas para observação de aves e caminhada onde é possível observar beija-flor-dourado, cauré, arapaçu-grande, papagaio-verdadeiro, risadinha, maria-cavaleira-do-rabo-enferrujado, gralhas-do-campo, acauã, guaracava-de-crista-laranja, pica-pau-anão-escamado, gavião-da-cauda-branca e outras. Em alguns períodos do ano há visita de muitas espécies migratórias e eventualmente é possível observar a rara Harpia.


16h30 – Parada para lanche.


17h30 – Retorno ao receptivo e, dependendo da estação do ano, possibilidade de retorno para a cidade durante o crepúsculo, quando é possivel observar algumas corujas, curiangos, corucões e até o urutau.

 

 

 

LISTA DE AVES

Clique aqui para ver a lista completa

 

 

  ‹ VOLTAR
 

 

QUEM SOMOS

 
A Boca da Onça Ecotour é uma empresa de turismo receptivo focada na qualidade dos serviços, do atendimento e na preservação do meio ambiente
 

Ver mais

 

SERVIÇOS

 

NOTÍCIAS


PROJETOS SOCIAIS

DICAS

LINKS ÚTEIS

MURAL

BLOG
 

CONTATO E RESERVAS

 

Entre em contato conosco. As dúvidas e sugestões são sempre bem-vindas. Teremos satisfação em atender você.

 

Ver mais

BOCA DA ONÇA ECOTUR - Bodoquena - MS - (67) 3255-1234 / 3255-1337 e 9606-4031